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O que é sucesso

16/07/2011

O corpo gerencial tem uma visão limitada de si mesmo, da própria empresa e de suas imensas possibilidades. Na verdade todos vêem tudo de forma fragmentada, o que lhes impossibilita uma leitura das entrelinhas do conjunto. Essa miopia gerencial dificulta, muitas vezes, o caminhar da empresa, na direção de atender às exigências que um mercado mutante e inconstante impõe. Todos acham que é necessária uma mudança nos paradigmas, mas ninguém se mexe. Alguns gostariam de fazer alguma coisa para mudar, mas não encontram eco. Poucos enxergam a necessidade de uma mudança radical, mas não sabem por onde começar. O mundo contemporâneo está diante do desafio de estar repensando constantemente o trabalho.

O fato é que nestes últimos anos, as organizações têm investido poucos recursos no ?front line? por não valorizarem a importância fundamental da ?gestão de negócios de clientes?, deixando que as mudanças significativas dos cenários local e mundial, afetem sobremaneira seus resultados. Gastamos tempo e dinheiro na conquista de novos clientes enquanto tratamos mal os clientes já conquistados. O próprio orçamento e a força de vendas, assim como as diretrizes e metas a serem alcançadas, ficam prejudicas e passam a não mais assegurar o sucesso da empresa e a sobrevivência do próprio negócio.

A capacidade para trabalhar em equipe varia consideravelmente, não apenas entre diferentes organizações como também na mesma organização entre diferentes diretorias,  unidades,  departamentos, setores e dentro da própria diretoria entre diferentes áreas. Trabalhar em equipe é uma competência adquirível e não espontânea. O desenvolvimento de uma equipe só pode ser um esforço intencional e dirigido. Os problemas apresentados em equipes frequentemente são comuns entre as diferentes organizações. Importantes tarefas podem estar sendo omitidas porque caem no vazio existente entre os limites das responsabilidades individuais que cada um se atribui. As pessoas deixam de ver possibilidades de cooperação que poderiam estar conduzindo a resultados sinérgicos. Os mais urgentes e gritantes problemas podem continuar insolúveis devido à excessiva confiança em tradições, precedentes ou rotiinas inadequadas e insuficientes. É preciso reunir os membros das equipes para que estes possam olhar de frente as causas de suas dificuldades em trabalharem para os mesmos objetivos.

Como fazer com que todas essas necessidades sejam solucionadas e seus resultados se interajam é o grande desafio das organizações.

A solução para este quadro que assola as organiizações começa por sensibilizar os níveis executivos, gerencais e de liderança sobre as evoluções mercadológicas acontecidas nos dez últimos anos, assim como compreender o perfil do cliente do século 21. Como as organizações têm procurado se interagir na busca das competências essenciais e individuais necessárias para a conquista de uma liderança sustentável. Temos que identificar e analisar os diversos cenários que interferem nas áreas de negócio da empresa; analisar a concorrência identificando formas de mantermos nosso ?market share? e buscarmos melhorias no nosso ?quality share?; analisar os ativos de competitividade empresarial, organizacional e de vendas, determinando os fatores de sucesso e insucesso, as ameaças e oportunidades nos negócios, construindo assim as determinantes de sucesso da empresa, importantes e necessárias para alcançarem a construção ou dar sustentação à ferramenta mais importante para uma empresa na gestão dos seus negócios ? o planejamento estratégico. O passo seguinte é consolidar este planejamento estratégico, alinhando esforços na busca da excelência em competitividade, integrando as equipes com os objetivos da empresa.

Determinar os objetivos a serem conquistados; definir as estratégias a serem seguidas e estabelecer as ações a serem implementadas; construir uma organização, agora sim, composta por equipes de trabalho, competentes, comprometidas, sinérgicas, flexíveis, ágeis e motivadas, dirigidas ao cumprimento dos resultados almejados; criar e implantar informativos gerenciais inteligentes para a monitoração dos resultados e buscar períodos coerentes para ajustes ou correções dos rumos, este é o segredo para a conquista do sucesso. Como o planejamento é uma eterna obra inacabada, para mantermos o sucesso, devemos continuar planejando, planejando, planejando.



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